segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

O Pioneirismo de Jean-Marc-Gaspard Itard

 Jean Itard, francês – médico e psiquiatra, (1774 - 1838) foi discípulo do famoso médico Phillipe Pinel e praticou medicina pelo resto da vida. Foi cirurgião-chefe no Val de Grâce (1786) e de médico no Instituto para Surdos-Mudos (1789). Especializou-se no órgão de audição e suas doenças e por suas pesquisas neste ramo da medicina tornou-se famoso por toda a Europa. Também inventou ou melhorou vários instrumentos cirúrgicos e técnicas e abriu caminho para a invenção do catéter de Eustáquio.
Ficou famoso o trabalho que desenvolveu com a reeducação de uma criança selvagem encontrada em Aveyron. Deram-lhe o nome de Victor era uma criança de onze ou doze anos que foi capturada num bosque, tendo vivido afastado da sua espécie e ficando depois à guarda do Dr. Jean Itard. Segundo Jean Itard, o menino era deficiente, seria autista?
A partir de seu trabalho com Victor de Aveyron, Itard elaborou o primeiro programa sistemático de educação especial.
Itard constituiu estratégias de socialização: desenvolver a sensibilidade dos órgãos dos sentidos (visão, olfato, tato, paladar e audição), estimular Victor a participar da vida social, ensinar a falar, ler, escrever. Desenvolver noções de moralidade e justiça e proporcionar-lhe novos gostos e necessidades.
Intervenções de Itard: A necessidade de uma educação global, rejeição do pessimismo médico, fundamental convicção da perfeição do ser, o insucesso está na falta de habilidade do professor, apostava na educabilidade do sujeito.
Ele mostra que o outro só pode crescer, só pode haver aprendizagem se eu apostar permanentemente em sua educabilidade, se eu estiver convencido de que ele vai chegar lá.
A partir de seu trabalho com Victor, ele elaborou o primeiro programa sistemático de educação especial.
Diversos autores preconizam a importância da escola para o desenvolvimento de crianças com TGD.
Autores como Kupfer, preconizam a importância da escola para o desenvolvimento de crianças com transtornos globais do desenvolvimento, afirmando, inclusive, que a educação pode se transformar em uma “ferramenta” a favor do desenvolvimento global destas crianças. Esta abordagem redimensiona a importância e a função da escola.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA
KUPFER, Maria Cristina Machado.  Autismo: uma estrutura decidida? Uma contribuição dos estudos sobre bebês para a clínica do autismo. O que os bebês provocam nos psicanalistas. São Paulo: Escuta/FAPESP, 2008
 Educacao Para o Futuro - Psicanalise e Educacao - KUPFER, Maria Cristina Machado (2000)

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