Segundo os cientistas, a deficiência sensorial se caracteriza pelo não funcionamento (total ou parcial) de algum dos cinco sentidos. A surdez e a cegueira são consideradas deficiências sensoriais,mas déficit relacionados ao tato, olfato ou paladar também podem ser enquadrados nessa categoria.
Na prática,a deficiência sensorial se caracteriza pela incapacidade de utilizar em plenitude os sentidos de que se dispõe, independentemente de quantos sejam. As pessoas que possuam os cinco sentidos, mas que não sejam capazes de colocá-los a serviço do seu próprio bem estar. As pessoas que apresentam quatro ou três dos cinco sentidos, mas que sejam capazes de aproveitá-los em favor de uma vida saudável e produtiva, não teriam nenhuma deficiência.
Leia o texto na íntegra no site: www.rac.com.br/institucionais/diario-braille/a-deficiencia
A Política Nacional de Educação na Perspectiva da Educação Inclusiva tem por objetivo assegurar a inclusão de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Este espaço foi criado para refletir sobre a Educação Especial e Inclusiva,o objetivo é contribuir para uma nova prática pedagógica.Apresentarei sugestões de atividades, filmes, mensagens, informativos, idéias que envolvem o Atendimento Educacional Especializado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário