domingo, 6 de fevereiro de 2011

INCLUSÃO


 

A inclusão é o principal desafio da escola brasileira, a escola começa a compreender que não pode ignorar a diversidade de seus alunos.
Espera-se que a política seja um marco que estava faltando para a reviravolta na educação, e que através dessa política haja novas práticas que promovam a inclusão com ensino de qualidade.
Devemos entender que cada aluno é igualmente digno de receber instrução da mais alta qualidade possível, e não algo para os alunos que são etiquetados como “talentosos” ou para os alunos etiquetados como “incapazes”.
A inclusão representa um desafio para os professores que, não possuem formação em Educação Especial e que recebe alunos com necessidades educacionais especiais em sua sala de aula. Começam a questionar-se sobre os saberes necessários para trabalhar com essas crianças  considerando que não dispôs de formação para tal.
A Constituição de 1988 definiu que todos os alunos com necessidades especiais deveriam ser atendidos, de preferência na rede regular de ensino. Direito reforçado na LDBEN/1996. E assim tantas outras leis que até então não foram plenamente assumidos pela educação no Brasil.

Para que essas mudanças possam ocorrer os sistemas de ensino deve se organizar para oferecer à todas as crianças acesso e permanência na escola e também os serviços educacionais que forem necessários para garantir a aprendizagem escolar.
As escolas regulares com orientação inclusiva constituem meios eficazes de combater atitudes discriminatórias e que alunos com necessidades educacionais especiais devem ter acesso à escola regular.

Segundo MANTOAN (1997), “Não basta estar junto para que haja inclusão, mas o que fazem esses alunos dentro desses espaços para que sejam significativos de aprendizagem”.



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