domingo, 6 de maio de 2012

DEFICIÊNCIA SENSORIAL - FIQUE INFORMADA

Segundo os cientistas, a deficiência sensorial se caracteriza pelo não funcionamento (total ou parcial) de algum dos cinco sentidos. A surdez e a cegueira são consideradas deficiências sensoriais,mas déficit relacionados ao tato, olfato ou paladar também podem ser enquadrados nessa categoria.
Na prática,a deficiência sensorial se caracteriza pela incapacidade de utilizar em plenitude os sentidos de que se dispõe, independentemente de quantos sejam. As pessoas que possuam os cinco sentidos, mas que não sejam capazes de colocá-los a serviço do seu próprio bem estar. As pessoas que apresentam quatro ou três dos cinco sentidos, mas que sejam capazes de aproveitá-los em favor de uma vida saudável e produtiva, não teriam nenhuma deficiência.

Leia o texto na íntegra no site: www.rac.com.br/institucionais/diario-braille/a-deficiencia

sábado, 5 de maio de 2012

PAINEL DE ANIVERSARIANTES

Cada mês confecciono o Mural de Aniversariantes, reproduzo o calendário e colo a foto dos aniversariantes. Os alunos ficam muito felizes ao identificar a sua foto e a data do aniversário.

MENSAGEM PARA O DIA DAS MÃES

CORAÇÃO ELÁSTICO                                    
O AMOR POR UM FILHO É TÃO INTENSO, ÚNICO E AVASSALADOR QUE É IMPOSSÍVEL SENTI-LO POR OUTRO SER.
MAS CORAÇÃO DE MÃE  NÃO É MÚSCULO COMUM, ELE É FEITO DE OUTRO MATERIAL, COM UMA CAPACIDADE MUITO MAIOR DE AUMENTAR, ESTICAR E ACABA POR CONSEGUIR GUARDAR MUITO MAIS SENTIMENTOS QUE QUALQUER OUTRO. E AINDA SOBREVIVE LONGE DO NOSSO PEITO, AFINAL, DIZEM POR AI QUE DEPOIS QUE SE TÊM FILHOS É COMO SE O CORAÇÃO VIVESSE FORA DO CORPO. O MEU DESENVOLVEU A CAPACIDADE DE SE DIVIDIR E ÀS VEZES, ENQUANTO UMA PARTE SEGUE PARA A ESCOLA, TRABALHO, VIAGEM, OUTRA CIDADE  ;  A OUTRA FICA LÁ, APERTADINHA DE SAUDADES. MAS A MELHOR SENSAÇÃO DE TODAS É QUANDO ELE VOLTA PARA O MEU PEITO, INTEIRO, E A CADA SORRISO, FRASE, OLHAR, ABRAÇO ELE ESTICA E ME FAZ A PESSOA MAIS COMPLETA DO MUNDO!
 Texto extraído da Revista GOL
Desconheço o autor

quinta-feira, 3 de maio de 2012

CHAVEIRO DE E.V.A. (BONEQUINHA)

Material Utilizado:
  • E.V.A várias cores
  • Miçangas
  • Fio encerado
  • Argolas para chaveiro
  • Cola  E.V.A
  • Olhinho
  • Florzinha para o cabelo
Ótimo para presentear.

LIVRO DO NUMERAL E QUANTIDADE

Meus alunos que apresentam deficiência intelectual  estão com dificuldades para identificar números e quantidade, resolvi confeccionar um Livro de Numeral e Quantidade para facilitar o aprendizado deles.  Utilizei como tema os animais domésticos, que são do conhecimento deles.




PERCEPÇÃO TÁTIL

O tato é sentido pela pele em todo corpo. Permite reconhecer a presença, forma e tamanho de objetos em contato com o corpo e também sua temperatura. Além disso o tato é importante para o posicionamento do corpo e a proteção física.
O tato corresponde a um sentido amplamente utilizado pelo ser humano, muitas vezes de maneira inconsciente e automático.
Para desenvolver a percepção tátil dos meus alunos que apresentam  TGD, confeccionei um Livro Tátil.
Utilizei várias texturas,  como: lixa, espuma, bucha vegetal, E.V.A, casca de coco, miçangas, plástico bolha, e outros.Os alunos sempre reagem muito bem aos estímulos apresentados.