sábado, 5 de março de 2011

Terminologia sobre a deficiência na era da inclusão.
 Por Romeu Kazumi Sassaki
Romeu Kazumi Sassaki, 2002 - Consultor de inclusão social e autor do livro Inclusão: Construindo uma Sociedade para Todos (4.ed., Rio de Janeiro: WVA, 2002)
UMA REFLEXÃO: Por Daise Maria Zeferino Ramos

O texto aborda sobre a terminologia incorreta utilizadas para se referir às pessoas com deficiência ao longo do tempo, e ao mesmo tempo informa a forma correta de se expressar, fazendo uma breve análise sobre cada uma.
Segundo Sassaki, “...uma verdadeira sociedade inclusiva passa também pelo cuidado com a linguagem.” Em nossa sociedade não é difícil presenciar algumas pessoas que através da expressão verbal deixam transparecer a discriminação e o preconceito contra as pessoas com deficiências. Isso ocorre em programas de televisão, rádio, livros, revistas, jornais, apostilas, reuniões, palestras e aulas.
São termos que vem sendo utilizados há muito tempo, em Atenas era eliminado todas as crianças nascidas com deficiências,  eram chamadas de débeis ou aleijadas, entre os romanos eram tratadas como disforme. Não eram tratadas como iguais. Na Idade Média eram chamados de bruxos e feiticeiros. Atualmente ainda existem pessoas mal informadas que utilizam o termo inadequadamente, às vezes por falta de conhecimento, ou em outros momentos o preconceito aparece embutido em frases mal articuladas, deixando os familiares constrangidos.
São inúmeros os vocábulos que sempre foram utilizados, e alguns ainda permanecem no vocabulário de algumas pessoas que ignoram a forma correta de se expressar entre eles cito: aleijado; defeituoso; incapacitado; inválido; ceguinha, criança excepcional, retardada mental, doente mental, mongolóide; mongol,mudinho, o epilético, surda-muda, portador de deficiência, surdez-cegueira, surdinho e tantos outros.
Também são utilizadas frases que o autor pontua e corrige com sabedoria alguns exemplos: “apesar de deficiente, ele é um ótimo aluno” e “ela é surda [ou cega] mas, não é retardada mental” , frases que são ditas e que inadvertidamente vem reforçando e perpetuando a rejeição, exclusão, levando muitas vezes a segregação; o que não é mais aceitável.
O texto retrata a realidade em que ainda muitos vivenciam, felizmente com  as inúmeras Leis reforçando o direito de todos e as  incessantes lutas das famílias e de grupos organizados a  sociedade vem tendo um novo olhar para a pessoa com deficiência no lugar de incapacitado, vem o “capaz de ...”, demonstrando o  respeito e a valorização do ser humano.