sábado, 25 de dezembro de 2010

Presentes

Saindo de férias e  retornarei  final de janeiro, até lá. Fiquem com Deus.


Ganhei este lindo pano de prato do meu aluno muito querido o Lucas.
Aluno da 5ª série, hoje no Ensino Médio.
Você se torna responsável por aquilo que cativa.
Cativar é amar!!!







Esta camiseta é minha produção, fiz para minha Sofia Andressa.Amo-te!


 

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

SUGESTÃO DE LEMBRANCINHA DE NATAL

Eu e minha colega imaginamos várias lembrancinhas para presentear os alunos da Estimulação Precoce. Encontrei este modelo na net e gostei muito. Gasta pouco e é com sucata.



Material utilizado:
  • Garrafa PET cortada uns 20 cm
  • E.V.A das cores: vermelha, branca e cor da pele, cola quente, canetinha para desenhar os olhos e nariz e cartolina para montar o Papai Noel
  • Colar o rosto do papai Noel na garrafa PET
  • Coloque dentro do Papai Noel; balas, pirulito, e outras guloseimas.

Os alunos amaram






    


Para as mães, fizemos uma árvore de Natal

       Material utilizado:
  • Cartolina dupla face, gliter, purpurina
  • Dentro foi um chocolate e uma mensagem de Boas Festas.
Molde da árvore
Papai Noel  e árvore deNatal


Veja como ficou linda
Espero que gostem.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

O Pioneirismo de Jean-Marc-Gaspard Itard

 Jean Itard, francês – médico e psiquiatra, (1774 - 1838) foi discípulo do famoso médico Phillipe Pinel e praticou medicina pelo resto da vida. Foi cirurgião-chefe no Val de Grâce (1786) e de médico no Instituto para Surdos-Mudos (1789). Especializou-se no órgão de audição e suas doenças e por suas pesquisas neste ramo da medicina tornou-se famoso por toda a Europa. Também inventou ou melhorou vários instrumentos cirúrgicos e técnicas e abriu caminho para a invenção do catéter de Eustáquio.
Ficou famoso o trabalho que desenvolveu com a reeducação de uma criança selvagem encontrada em Aveyron. Deram-lhe o nome de Victor era uma criança de onze ou doze anos que foi capturada num bosque, tendo vivido afastado da sua espécie e ficando depois à guarda do Dr. Jean Itard. Segundo Jean Itard, o menino era deficiente, seria autista?
A partir de seu trabalho com Victor de Aveyron, Itard elaborou o primeiro programa sistemático de educação especial.
Itard constituiu estratégias de socialização: desenvolver a sensibilidade dos órgãos dos sentidos (visão, olfato, tato, paladar e audição), estimular Victor a participar da vida social, ensinar a falar, ler, escrever. Desenvolver noções de moralidade e justiça e proporcionar-lhe novos gostos e necessidades.
Intervenções de Itard: A necessidade de uma educação global, rejeição do pessimismo médico, fundamental convicção da perfeição do ser, o insucesso está na falta de habilidade do professor, apostava na educabilidade do sujeito.
Ele mostra que o outro só pode crescer, só pode haver aprendizagem se eu apostar permanentemente em sua educabilidade, se eu estiver convencido de que ele vai chegar lá.
A partir de seu trabalho com Victor, ele elaborou o primeiro programa sistemático de educação especial.
Diversos autores preconizam a importância da escola para o desenvolvimento de crianças com TGD.
Autores como Kupfer, preconizam a importância da escola para o desenvolvimento de crianças com transtornos globais do desenvolvimento, afirmando, inclusive, que a educação pode se transformar em uma “ferramenta” a favor do desenvolvimento global destas crianças. Esta abordagem redimensiona a importância e a função da escola.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA
KUPFER, Maria Cristina Machado.  Autismo: uma estrutura decidida? Uma contribuição dos estudos sobre bebês para a clínica do autismo. O que os bebês provocam nos psicanalistas. São Paulo: Escuta/FAPESP, 2008
 Educacao Para o Futuro - Psicanalise e Educacao - KUPFER, Maria Cristina Machado (2000)

sábado, 11 de dezembro de 2010

Mensagem de Natal

Nada na vida acontece em vão.
Se um dia, ao acordar, você encontrasse, ao lado da sua cama, um lindo pacote embrulhado com fitas coloridas, o que você iria fazer?
Possivelmente você o abriria, antes mesmo de lavar o rosto, rasgando o papel, curioso para ver o que havia dentro... talvés houvesse ali algo de que você nem gostasse muito... Então você guardaria a caixa, pensando no que fazer com aquele presente aparentemente "inútil"...
Mas no dia seguinte, porém, lá está outra caixa... mais uma vez você abre correndo, e dessa vez, porém, há alguma coisa de que você gosta muito...
Uma lembrança de alguém distante, uma roupa que você viu na vitrine, a chave de um carro novo, um casaco para os dias frios ou simplesmente um ramo de flores de alguém que se lembrou de você...
E isso acontece todos os dias, mas nós nem percebemos...
Todos os dias quando nós acordamos, lá está,a nossa frente, uma caixa de presentes enviada por DEUS, especialmente para nós; um dia inteirinho para usarmos da melhor forma possível!
às vezes ele vem cheio de problemas, coisas que não conseguimos resolver, tristezas, decepções, lágrimas...
Mas às vezes, ele vem cheio de surpresas boas, alegrias, vitórias e conquistas...
O mais importante é que, todos os dias, DEUS embrulha para nós, enquanto dormimos, com todo o carinho, nosso PRESENTE, o dia seguinte...
Ele cerca nosso dia com fitas coloridas, não importa o que esteja por vir, esse dia quando acordamos, chamamos PRESENTE... momento, agora... o PRESENTE de DEUS para nós!!!
Nem sempre Ele nos manda o que esperamos, o que queremos...Mas Ele sempre, sempre e sempre, nos manda o melhor, o que queremoe, muito mais do que merecemos...
Abra seu PRESENTE todos os dias, primeiro agradecendo a quem o mandou, sem se importar, com o que vem dentro do "pacote"! Sem dúvida, Ele não se engana na remessa dos "pacotes"! Se não veio hoje o PRESENTE que você esperava, não desista...
Abra de manhã com mais carinho, pois a qualquer momento, seu sonho chegará... embrulhadinho para PRESENTE!
Lembre-se que DEUS não atende as nossas vontades, mas sim, as nossas necessidades.

FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO!!!!!!

domingo, 5 de dezembro de 2010

SUGESTÃO DE RELATÓRIO DE FIM DE ANO -PRÉ-ESCOLA

Aconselha-se a relatar os avanços do terceiro trimestre e depois  descrever o desenvolvimento de todo o ano, lembrando de deixar sempre um elogio para concluir.

        O aluno atingiu todos os objetivos propostos para o trimestre, tais como: Linguagem Escrita, reconhece as letras do nome, faz correspondência das letras do nome, consegue grafar algumas letras, completa palavras com as vogais, mas necessita de modelo.
        Faz uso da linguagem oral, participa de roda de conversa, relata suas vivências, expressa seus desejos e sentimentos. Manifesta interesse por músicas cantadas e gesticuladas.
        Apresenta bom raciocínio lógico matemático, faz contagem oral até 10, com incentivo da professora, reconhece alguns numerais, mas às vezes oscila nas respostas, manuseia jogos de encaixe, quebra -cabeça contendo 03 peças, faz seriação de cores, reconhece cores, mas às vezes confunde.
       Apresenta desenvolvimento (auditivo, visual, tátil, olfativo e gustativo, esperado).
       Explora a sala e os brinquedos com frequência, anda de motoca.
      Alimenta-se sozinho. Ainda é dependente em sua higienização.
      Em relação a área adaptativa social, observou-se um grande desenvolvimento, relaciona-se com colegas, professores e demais funcionários da escola. Manifesta hábitos sociais (cumprimenta, agradece, desculpa-se, pede licença).
      Durante o decorrer do ano foi observado que o aluno avançou em relação a sua coordenação motora ampla, explora a sala com frequência, sua linguagem oral apresentou avanços significativos, comunica-se de maneira compreensível. Apresentou grande desenvolvimento quanto aos conceitos lógicos matemáticos e também na linguagem escrita. Alcançou sua autonomia em relaçao a alimentação.
      O aluno demonstrou ter capacidade para realizar todas as atividades propostas. Teve um grande avanço no processo ensino aprendizagem.

Espero contribuir com este relatório.